Humm,
Eu sou agnóstico.
Eu basicamente acredito em algo maior que nos, não necessariamente um Deus ou algo parecido.Porem ate meus 8 ou 9 anos eu ia na igreja, por um lado, é bom por que a igreja constrói valores nas pessoas, mas ela consegue manipular tambem.
Eu estou falando isso para chamar atenção em um ponto importante, em vários presidiários, ate mesmo mostrado no filme Carandiru a igreja evangélica consegue converter pagaõs em religiosos, fazendo isso eles comessem a temer Deus e seguir aquele papo de dez mandamentos e etc.
Eu não estou aqui pra meter o pau na igreja, só acho que frequentemente, nos devemos parar por alguns minutos e reciclar nossos valores, verificar se o que vc faz e realmente certo no seu ponto de vista.
A igreja católica, ela é contra o uso de métodos anti-consepcionais, camisinhas e etc...
Mas todos sabemos que existe DST rolando solto por esse mundo, existe tb o celibato sacerdotal, onde os padres, frades e freiras não podem ter relações sexuais, e todos os dias vemos na TV noticias não de padres que tiveram relação sexual e sim algo muito pior, pedofilia.
Geralmente historiadores são ateus ou algo parecido, quando se estuda bem a historia, se verifica que muitas pessoas atribuíam fatores científicos a fatores místicos por não terem ferramentas para medir e verificar tais acontecimentos.
A Bíblia foi reescrita ao longo de 2 mil anos, será que ela continua intacta como na original, pq a Bíblia católica e diferente da Evangélica e alem do mais, os fatos foram escritos depois de muito tempo.
Conclusão, a igreja e algo valido, mas temos que ter consiencia do que realmente e verdade ou não.
Rapidinhas
O início da sabedoria é a admissão da própria ignorância.
Socrates
; )
Socrates
; )
24 março 2008
Religião X Razão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
a busca por esse discernimento é o fundamental... e nem entro no mérito de dizimo nem nada... gosto deste tipo de crítica observativa... eu não preciso de pedras e concreto(igreja) e nem mesmo um representante(padre, pastor e etc) para estar diante do Papai do Céu... qdo quero, falo diretamente com Ele.
Forte abraço,
Henrique
Vai Vendo...
Esse é um assunto bastante delicado. E geralmente quando tocamos nele, causamos polêmica e deixamos meia dúzia furiosa atrás de nós. Nem cabe aqui citar minha religião, ou o que quer que eu acredite, só queria deixar registrado o quanto acho importante a religiosidade. Não importa em quais e em quantos deuses acreditamos, não importa sobre qual teto rezamos. Debaixo de uma figueira, de um telhado ou sob o céu limpo, o que importa é acreditar em algo superior, e nos darmos conta do nosso papel aqui na terra.
A razão não está subordinada à fé. Está diretamente ligada ao raciocínio. Quem vai pela razão, não aceita crenças ridículas pelo simples de não ter lógica, Mas tudo tem que ser submetido à prova da verdade antes de ser recusado ou aprovado.
abraços
www.foipararnanet.com
E aí primo, resolveu começar a escrever hein? Legal! Dou todo apoio e acho que é um dos melhores exercícios intelectuais, junto de ler e discutir com as pessoas, que frequentemente acho que "discussão" é algo negativo...
Sem querer ser chato mas já sendo vou fazer umas críticas ao seu texto, ok?
-seria legal você começar, ao menos para esse tipo de texto, não fazer abreviações como 'tb' 'vc', isso vira hábito e quando você vai entregar um trabalho num lugar em que isso não é aceito você acaba nem reparando, já aconteceu com um amigo, que tomo um ZERO bem redondo... Outra coisa é escrever no Word e passar um corretor ortográfico para checar seus erros (e aprendê-los), pois o seu texto tem um bocado deles...
-Você passou brevemente por um debate que é por natureza polêmico e, por receio (eu acho) de ferir crenças você se contém bastante, como se tivesse muito a dizer mas não o faz para não ser xingado ou ofender ninguém. Se foi isso não tenha medo, só tenha peito para depois argumentar e defender suas idéais, ou mudá-las se for o caso de alguém te convencer.
- organize melhor seus argumentos e aproveite 'ganchos' melhores, como o caso do filme Carandirú e/ou das DST, pois ambos já eram suficientes para um texto inteiro, no entanto você fala deles rapidamente e não diz nada...
- checar melhor os significados das palavras, pois tenho a impressão que você usou "pagão" pensando em outra coisa... E, se não me engano, 'agnisteu' não existe... Você quis dizer 'agnóstico'?
Bom, só comentário para ajudar, se você achar chato me mande um e-mail escrito "Vai se foder primo!" e apague meu comentário!
Abraços por trás,
Daniel Pires
Ah! Faltou mais uma coisa... Religião" não se opôe necessariamente à razão, existem religiões racionalistas...
E também não acredito que "Razão" seja "Verdade", assim como a "Lógica" e seus similares... É um método de alcançar a realidade, mas ainda assim sujeito à falhas...
Aquele texto que eu te passei coloca um dos principais problemas contemporâneos de razão/ciência/linguagem... É um texto difícil pra caralho, mas depois de ler umas 15 vezes da pra tirar algo... Eu já tô na quinta...
Postar um comentário